Devo fazer o seguro para edifício, para o recheio ou para os dois?
May 6, 2024Porque e quando devo fazer um seguro Multirriscos Habitação?
May 6, 2024O cálculo do prémio de qualquer seguro varia de acordo com o risco de ocorrer qualquer sinistro. Para medir esse risco, as seguradoras necessitam de conhecer um conjunto de informações que consideram relevantes. Ocultar informações, ainda que por desconhecimento, poderá trazer consequências negativas no desenvolvimento de um processo de sinistro.
Para garantir que o seu seguro cobrirá efetivamente o bem escrito nas condições contratuais, é relevante prestar informações corretas, que possam influenciar na exposição da habitação a catástrofes ou acidentes. São exemplos: idade do imóvel, área, tipo de uso (habitação principal, de férias ou arrendada), nº de dias de desabitação, obras de beneficiação, tipo de construção, localização quanto ao risco sísmico, proximidade a zona florestal, à costa ou a um curso de água, como um rio ou ribeira.
Mas também são valorizados pelas seguradoras os meios de proteção contra roubo (alarme, fechaduras de segurança, grades nas janelas, portas blindadas…) e incêndio, porque estes à partida permitirão reduzir o risco de ocorrência de um sinistro e minimizar as suas consequências.
Aquando da celebração do contrato deve ficar também definido o valor de reconstrução do edifício (incluindo as partes comuns) e o valor de substituição do conteúdo. Estes valores devem corresponder à sua totalidade, não devendo ser superiores nem inferiores ao que realmente valem.