Qual o papel do mediador na gestão de um seguro de vida?
May 6, 2024Na compra de casa, preocupámo-nos com o seguro de Vida?
May 6, 2024O Seguro de Saúde e o Cartão de Saúde são modalidades de financiamento de cuidados de saúde mas baseiam-se em diferentes princípios. Nem sempre as diferenças entre elas são apreendidas pelas pessoas e é importante que fique claro, antes de tomar qualquer decisão.
Perceba as diferenças connosco
Seguro de Saúde é um contrato celebrado entre o cliente (segurado) e uma seguradora autorizada pela ASF – Autoridade de Supervisão Seguros e Fundos de Pensões. Os próprios distribuidores dos seguros de saúde, como nós – Triângulo, estão também sujeitos a autorização específica da ASF e a requisitos próprios no exercício da sua atividade, o que torna a informação prestada sobre os produtos totalmente fidedigna. Fruto da sua atividade de gestão de clientes, geralmente, os distribuidores de seguros têm a adicional preocupação de adequar o seguro ao perfil de necessidades dos consumidores.
Uma adesão a um seguro de saúde geralmente é condicionada (preenchimento de questionário clínico). O questionário explora questões relativas ao estado de saúde, hábitos de vida e índices biométricos e é desenvolvido por cada seguradora para melhor avaliação do risco assumido. No entanto, existem, também no mercado, seguros de saúde que não necessitam do preenchimento de questionário médico, permitindo que pessoas, geralmente em idade sénior, possam beneficiar de cuidados de saúde em entidades privadas por valores e condições mais vantajosas.
De uma forma geral, um seguro de saúde tem como principal objetivo assegurar a comparticipação de cuidados de saúde de elevado custo para o consumidor, como é o caso dos internamentos e tratamentos oncológicos. Tendo, por isso, um papel singular no financiamento de cuidados de saúde.
Cartão de Saúde funciona como um cartão de descontos em determinados serviços médicos, como por exemplo em consultas de especialidade. A maior parte dos cartões não cobre situações de internamento e tratamentos especiais. No entanto e efetivamente, disponibiliza o acesso a uma rede de cuidados e serviços de saúde a preços mais reduzidos.
Características e aspetos de distinção | SEGURO SAÚDE | CARTÃO SAÚDE |
Enquadramento legal | Comercialização e gestão regulada e supervisionada | Comercialização e gestão não regulada nem supervisionada |
Cancelamento/Anulação | Deixa de produzir efeitos na falta de pagamento | Se deixar de pagar, o cliente assume-se devedor e é exigível a liquidação das prestações em dívida |
Adesão | Geralmente condicionada (questionário médico) | Automática |
Comparticipação ao prestador de cuidados de saúde | Existência de comparticipação de despesas de saúde por parte da seguradora, ficando um montante definido (copagamento) a cargo do segurado (na Rede). Fora da Rede, o cliente paga a totalidade ao prestador e depois submete a despesa à seguradora para posterior reembolso | Não existe comparticipação de despesas de saúde ao prestador. O prestador só recebe o valor que o cliente paga. |
Serviços e coberturas | Mais serviços e maior abrangência de coberturas | Menos serviços e menor abrangência de coberturas |
Abrangência da Rede | Rede mais ampla(Mais liberdade de escolha) | Rede mais reduzida(Mais limitado) |
Reembolso de despesas fora da Rede | Geralmente aplicado | Não aplicado |
Períodos Carência | Aplicados. No entanto tem benefícios imediatos na Rede de prestadores | Não aplicados |
Limite de Idade | Pode ser aplicado | Geralmente não aplicado |
Agravamento | Havendo avaliação de risco (questionário médico), poderá ser aplicado | Não aplicado |
Exclusões | Aplicadas, mas com benefícios na Rede de prestadores(Por exemplo: Doenças preexistentes) | Não aplicadas |
Custo | Maior | Menor |