Dicas: cálculo do valor de reconstrução de um imóvel
May 6, 2024A carta verde do seu seguro automóvel, deixou de ser verde
May 6, 2024A carta de condução e a documentação automóvel vão passar a estar disponíveis em formato digital!
Eliminar os documentos físicos e poder usá-los no nosso smartphone era só uma questão de tempo. Mas quanto tempo? A pandemia veio acelerar o que já era uma tendência e uma necessidade.
A 09 de outubro a carta verde deixou de ser verde, podendo ser apresentada em papel branco, o que veio facilitar o processo de digitalização e consequentemente o seu envio através dos diferentes meios digitais (WhatsApp, E-mail e outros).
Para os condutores surgem outras novidades ainda este ano. A carta de condução, o registo de propriedade (livrete/DUA), o certificado de seguro (carta verde) e a ficha de inspeção, portanto, todos os documentos associados à condução automóvel passarão a estar disponíveis numa aplicação no smartphone, não sendo obrigatório transportá-los em suporte físico (papel).
Mas atenção, se for mandado parar pelas autoridades e estas não dispuserem de meios para a leitura e validação dos documentos, o condutor terá de apresentar os documentos em papel num posto da GNR ou PSP, no prazo de 5 dias.
Em 2018 passou a ser possível centralizar toda a informação relativa à realização de exames médicos. Toda a informação, desde a prescrição pelo médico de família, até à sua disponibilização em formato digital, passou a caber dentro de uma app – MySNS
Desde 2019 é possível consultar o Cartão de Cidadão, Carta de Condução e Cartão da ADSE através de uma app – id.gov.pt – sendo a sua utilização legal e devendo ser aceite por qualquer entidade.
O acesso a estas e outras apps, a alteração da morada do seu Cartão de Cidadão, ou assinatura digital só são possíveis se já tiver a sua Chave Móvel Digital.
Só boas notícias!