Digitalização dos documentos automóvel
May 6, 2024Uma fuga de água deixou de ser um (grande) problema
May 6, 2024O Certificado Internacional de Seguro Automóvel, conhecido por carta verde, deixou de ter cor verde e poderá ser impresso a preto e branco. Também o dístico, ainda com presença obrigatória no para-brisas da sua viatura, poderá ser impresso na mesma cor.
Desde outubro de 2020, o que poderia ser uma irritação para alguns de nós, deixou de o ser! Aguardar a receção da carta verde, depois do pagamento, poderia ser uma longa espera, quando não ia parar ao destino errado. A solução, muitas vezes, passava por fazer uma visita ao seu mediador para ser impressa uma 2ª via ou solicitar uma segunda tentativa de envio por correio.
Agora tudo ficou mais simples! Se a sua carta branca tardar a chegar, ou se não souber dela, contacte o seu mediador, peça-lhe a carta branca e certamente que a enviará via E-mail, WhatsApp ou outro meio digital. Com recurso uma impressora poderá ver o seu problema resolvido em poucos minutos.
Também algumas seguradoras já disponibilizam as cartas brancas na Área de Cliente de forma praticamente automática, após o pagamento, não sendo necessário esperar que ela chega via CTT.
Esta medida surgiu em plena pandemia com o objetivo de simplificar o processo de emissão e envio deste documento. Todos nós: seguradoras, mediadores e clientes, ficamos agradecidos!
Consulte toda a legislação aqui.