E se o capital do edifício ou do recheio for deficitário ou excedentário?
May 6, 2024Qual o papel do mediador na gestão de um seguro Multirriscos Habitação?
May 6, 2024Quando se celebra um seguro Multirriscos Habitação, fica estabelecido uma de duas formas automáticas de atualização:
- A indexada, quando o capital varia de acordo com um índice estipulado pela ASF ou,
- A convencionada quando é o próprio Tomador a definir uma percentagem de atualização anual.
Estes índices têm como objetivo comunicar um valor de referência que contribua para garantir, ao longo dos anos, uma permanente adequação entre o que está coberto pelo seguro e o valor do imóvel e do recheio. O objetivo é que não se verifique uma grande discrepância em caso de sinistro.
Se compararmos valor de construção da uma casa que foi construída em 2020, com o valor de construção de uma casa equivalente, mas construída há 30 anos, com certeza que vamos depararmo-nos com 2 cenários distintos . Esta atualização tem precisamente o objetivo de garantir, que de hoje a 30 anos, em caso de sinistro, possa receber uma indeminização que lhe permita construir uma casa equivalente.
Além da atualização automática, deverá alterar o capital seguro sempre que for necessário. Por exemplo, se realizar obras de beneficiação no edifício, ou acrescentar mais ou melhores objetos ao conteúdo da habitação.
A manutenção do capital seguro atualizado, tanto do edifício, como do conteúdo, é uma das obrigações dos tomadores.
Qualquer uma das formas de atualização do capital terá impacto no preço do seguro, podendo este aumentar ou diminuir. Por isso o tomador poderá decidir comunicar à seguradora que não deseja que ela ocorra.