Quanto custa um seguro de saúde?
May 6, 2024Qual o papel do mediador na gestão de um seguro de saúde?
May 6, 2024A escolha de um seguro de saúde pode ser um processo complexo. As múltiplas ofertas, a quantidade de informação dispensa e em linguagem técnica pode colocar barreiras para a contratação deste tipo de soluções. Existem alguns pontos essenciais que deve ter em atenção:
- Nem todos os seguros são iguais. Como se trata de um assunto de extrema delicadeza, a escolha não deve ser realizada de uma forma apressada e sem uma planificação prévia.
- Deve avaliar o maior número de opções disponíveis
- Recorrer a fontes de informação fiáveis. A ajuda de um consultor especializado, pode fornecer informações mais detalhadas e direcionadas sobre que tipo de solução se enquadra melhor à sua realidade.
- Prestar atenção à terminologia. Copagamento, reembolso e período de carência, são termos que estão associados a todos os seguros de saúde e é importante saber o significado de cada um, para o/a ajudar a perceber como irá funcionar o seu seguro. Um copagamento pressupõe que o cliente vai ter um determinado custo cada vez que realiza um ato médico. Um reembolso é um montante, geralmente calculado em percentagem, que a seguradora devolve ao cliente, em troca do envio de fatura que comprove o pagamento da totalidade do ato médico. Nem todos os seguros e atos médicos permitem reembolso e as percentagens de comparticipação são distintas de seguro para seguro. Normalmente os seguros de saúde contemplam períodos de carência, que podem variar de seguradora para seguradora e de cobertura para cobertura. Estes períodos implicam a isenção de cobertura durante um determinado período. Mesmo durante este período, geralmente o cliente tem acesso a descontos interessantes. Existem outros termos e procedimentos importantes que deve ter conhecimento, quer contratação quer na própria utilização do seguro.
- Para além das garantias, deve conhecer as exclusões. Há uma série de situações que não podem ser incluídas nos seguros de saúde e devem ser sempre conhecidas antes da subscrição, para evitar falsas expectativas. Estas exclusões podem ser particulares – têm em consideração os dados de saúde referidos no questionário individual de saúde – ou gerais – características de cada seguradora e aplicam-se a todos os clientes, independentemente do estado de saúde.
- Nos seguros convencionados e mistos, deve conhecer os prestadores parceiros da seguradora. Na escolha do seguro, pode ser pertinente, dar prioridade à abrangência da rede convencionada. Optar por um seguro que tenha parceria com uma grande variedade de grupos e instituições de saúde privilegiados, coloca à sua disposição uma maior liberdade de escolha e o acesso a um serviço de elevada qualidade, com recurso às mais recentes tecnologias.
- Conhecer as variáveis de tarifação. Deve conhecer as variáveis que podem interferir com o preço do seguro, à contratação e ao longo do tempo. Algumas delas são o número de pessoas incluídas na mesma apólice, a idade, o estado de saúde, as coberturas incluídas, a evolução dos serviços médicos da rede convencionada e a utilização individual do seguro (i.e. sinistralidade da apólice).