O que é um seguro Multirriscos Habitação?
May 6, 2024Seguro casa: que dados devem ser informados às seguradoras?
May 6, 2024Para respondermos a esta questão, apresentamos a seguir dois cenários em que poderá fazer sentido fazer um seguro para o edifício, para o conteúdo ou para ambos ao mesmo tempo.
- Compra de casa a pronto ou a crédito, destinada à habitação própria, segunda habitação ou arrendamento a terceiros
- Independentemente do objetivo da compra da casa, deve considerar sempre a proteção do edifício, i.e., do seu imóvel.
- Se se tratar a sua casa habitual ou segunda casa, deve também salvaguardar todo o recheio que nela tiver.
- Já se o objetivo for investir na compra de uma casa para arrendar a terceiros, além do edifício, deverá também salvaguardar todo o conteúdo que lhe pertença, por exemplo, um sofá, uma mobília ou eletrodoméstico que lá coloque à disposição dos inquilinos .
- Ao subscrever o seguro para edifício, não está a proteger, necessariamente, o conteúdo (e vice-versa).
- Arrendamento de uma casa
- Nestas circunstâncias muitas famílias abdicam e negligenciam a importância de proteger conteúdo, não raras vezes adquirido a crédito. Importa dizer que ninguém se irá responsabilizar pelos danos causados aos seus objetos (mobília, eletrodomésticos, bens pessoais…), caso ocorra o rebentamento de um cano, de um incêndio ou roubo, por exemplo, ainda que a casa não seja sua.
- Enquanto inquilino, poderá, eventualmente, realizar obras de melhoria ao nível do edifício, por isso é muito importante que não se esqueça de salvaguardar todo o investimento realizado à sua conta. Por exemplo: pintura das paredes, troca das tomadas ou das torneiras, …
Um seguro multirriscos habitação poderá, independentemente de se tratar de uma habitação própria ou arrendada: minimizar os impactos financeiros que uma catástrofe natural ou acidente poderiam causar, sobre aquilo que certamente custou a adquirir, ou custaria perder, e assim, permitir de forma mais serena um novo recomeço.