O que é um seguro de saúde?
May 6, 2024Como o seguro de saúde interage com o SNS?
May 6, 2024Se está a ponderar contratar um seguro de saúde é porque espera que, em alguma fase da sua vida, lhe possa ser útil. Este tipo de solução agrega um conjunto de benefícios que, efetivamente, são transversais a qualquer pessoa, porque se trata de um bem essencial – a saúde. A distância que vai desde “saber o que é um seguro de saúde” até “fazer um seguro de saúde” reside na perceção dos reais benefícios que esta solução lhe pode trazer. No entanto, independentemente do plano ser mais ou menos completo, existe um conjunto de “porquês” comuns, tais como:
- Reduzir custos, caso necessite de recorrer a um serviço de saúde privado. Não há dúvida que a saúde é um bem com grande valor. Quanto mais valor se vai acrescentando, quer ao nível do corpo clínico quer das tecnologias, maior é o preço que se espera pagar. Um seguro de saúde permite usufruir de diversos cuidados médicos a preços verdadeiramente competitivos.
- Reduzir o tempo de espera, quer em consultas de especialidade, quer em intervenções cirúrgicas. Por menos urgente que seja um problema de saúde, é um desassossego ter de ficar meio ano à espera dos devidos cuidados de saúde. Mesmo pagando por isso, há, cada vez mais, uma maior preocupação a recorrer a um serviço de saúde de forma célere.
- Escolher o médico. Ter liberdade para escolher o médico, o hospital ou a clínica onde quer receber cuidados e onde se sente mais confortáveis é, sem dúvida, uma grande vantagem que um seguro de saúde lhe pode proporcionar. Recorrendo às plataformas digitais das instituições privadas, é possível ainda conhecer e escolher um médico, analisando o seu percurso profissional, especialidade e outras informações relevantes para o tipo de serviço que procura.
- Mais fácil acesso a condições top. Os principais grupos privados têm vindo a apostar não apenas na capacitação ao nível de equipamentos e recursos humanos, como também na qualidade e conforto das suas instalações e no atendimento focado no cliente. Tendo um seguro de saúde, mesmo que pague um pequeno valor por isso, é muito provável que opte por muitos cuidados em hospitais ou clínicas privadas para ter maior conforto. Não tendo seguro, recorrer a um privado é possível, obviamente, mas nem sempre há disponibilidade para desembolsar 80€ por uma consulta, “só” para ter um atendimento dedicado ou um sofá confortável.
- Ambulatório mais eficiente: com um seguro de saúde, espera-se mais fácil acesso a todo o tipo de exames necessários para um diagnóstico clínico altamente preciso e de elevada qualidade.
- Obter benefícios fiscais. comprovando a grande importância que este tipo de solução tem na sociedade, atualmente, pode deduzir 15% desses gastos no IRS, até um limite global de 1.000 euros.
Em suma, um seguro de saúde permite-lhe usufruir de um tratamento diferenciado, liberdade de escolha e prioridade no acesso aos cuidados de saúde, condições amplamente valorizadas pelos clientes e que não podem ser garantidas na rede pública, dada a sua obrigatoriedade de dar uma resposta geral e universal.