Uma fuga de água deixou de ser um (grande) problema
May 6, 2024Que medidas tomar antes de uma tempestade?
May 6, 2024Todos os anos é definido um preço médio, por metro quadrado, de construção. Esta informação é emitida pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e também publicado em Diário da República.
Em outubro o INE publicou o Aviso n.º 15365/2020, de 2/10, a partir do qual se conheceu o coeficiente de atualização dos diversos tipos de arrendamento urbano e rural para o ano 2021, e que fixou em 0,9997. Por conseguinte calcularam-se os valores, por metro quadrado, do preços de construção, para as 3 zonas geográfica, de acordo com a tabela abaixo.
Zona I – todos os concelhos que são sede de distrito: Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, municípios das Regiões Autónomas e também os concelhos de Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Gondomar, Loures, Maia, Matosinhos, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Póvoa de Varzim, Seixal, Sintra, Valongo, Vila do Conde, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Gaia. Zona II – os concelhos de Abrantes, Albufeira, Alenquer, Caldas da Rainha, Chaves, Covilhã, Elvas, Entroncamento, Espinho, Estremoz, Figueira da Foz, Guimarães, Ílhavo, Lagos, Loulé, Olhão, Palmela, Peniche, Peso da Régua, Portimão, Santiago do Cacém, São João da Madeira, Sesimbra, Silves, Sines, Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Vila Real de Santo António e Vizela. Zona III compreende os restantes concelhos do continente.
Estes valores são os utilizados pelos construtores e normalmente aceites pelas seguradoras, para determinação do capital a segurar no âmbito das apólices de seguros Multirrisco Habitação, todavia referem-se a preços de construção para imóveis de qualidade de construção “média”, e por isso deve-se considerar sempre no calculo do capital o tipo/qualidade de construção. Abordamos o tema relativo ao cálculo do valor de reconstrução de um edifício, aqui.
Na prática, se pondera subscrever um seguro Multirriscos para a sua casa, ou quer apenas confirmar se o capital indicado na sua apólice de seguro é suficiente e não se encontra numa situação de infra-seguro, deve considerar como referência (teto mínimo), os valores, por metro quadrado, do preço de construção. Mas como se calcula?
É da total responsabilidade do tomador do seguro e não da seguradora, não só definir corretamente o valor de reconstrução da sua habitação, como definir o tipo de atualização do capital seguro ao logo dos anos. O seu mediador poderá ter um papel importante no esclarecimento destes e outros pormenores de maior importância na contratação e gestão da sua apólice de seguro Multirriscos Habitação.