Como escolher um seguro de vida?
May 6, 2024Não tenho crédito à habitação, devo fazer um seguro de vida?
May 6, 2024A idade ideal para contratar o seu seguro de vida é o mais cedo possível, talvez a partir do momento que alcança alguma independência financeira e adquire responsabilidades.
Conforme a idade avança, a probabilidade de falecimento pessoa segura de um seguro de vida aumenta, assim como a iminência do pagamento pela seguradora e por este motivo, maior será o preço do seguro. Outros fatores que podem influenciar com o preço e a abrangência de um seguro de vida são o índice de massa corporal, os hábitos tabágicos e a ingestão de álcool, a tensão arterial, o historial clínico, os antecedentes familiares, o sedentarismo, os hábitos desportivos e as características genéticas. Após análise e existindo fatores de risco a seguradora pode aceitar o seguro mediante um agravamento do prémio, excluir algumas coberturas ou recusar o risco.
Mentir ou omitir informações não é solução, visto que, nesses casos, a seguradora poderá anular o seguro e ficar com o prémio relativo ao período não decorrido ou, em caso de sinistro, não garantir a indemnização.
Uma vez que o estado de saúde será alvo de analise à contratação do seguro, e, que a tendência é este estado piorar com o avançar da idade, torna-se relevante refletir quando se deve subscrever um seguro de vida. De qualquer das formas, sabe-se que as doenças e os acidentes não têm idade para ocorrer.
Deve também ter em consideração que quanto mais jovem, à partida com uma pequena carreira contributiva, menos direitos terá por parte da segurança social. Por isso, se acontecer um imprevisto que cause uma incapacidade para obter rendimentos é mais difícil adquirir independência financeira. Pensar na possibilidade de depender de terceiros financeiramente, pode trazer desconforto e insegurança e um seguro de vida pretende trazer maior confiança e tranquilidade também a este nível.
Torna-se igualmente relevante pensar neste tipo de solução se planeia aumentar a família e quer proporcionar a melhor qualidade de vida possível a quem depende de si.